Guia prático de como conquistar e fidelizar seus clientes com brindes

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Você sabe como fidelizar os seus clientes de forma inteligente e sem dor de cabeça? Saiba como realizar essa ação com os famosos brindes. 

O que você, como comerciante, pensa quando ouve a palavra “brinde”? Talvez você pense que terá muitos gastos para presentear seus clientes ou será que visa os lucros que a sua loja pode ter com essa possibilidade? 

De uma coisa nós dois sabemos, que o seu cliente ficará muito feliz ao ouvir a palavra BRINDE, não é mesmo? 
De certo, quem não ama brindes que atire a primeira pedra. 
É muito comum que as empresas em geral pensem em fazer uma campanha de descontos para prospectar novos clientes, mas, com isso, esquecem de fidelizar aqueles que já foram conquistados. 
Hoje, nós iremos te mostrar que você pode criar um ótimo relacionamento com o cliente, fidelizando-os com brindes que poderão ser mais uma estratégia para o seu negócio, além dos chamados “descontos” do mês.  
Quer saber como? Nós vamos te contar várias formas de realizar essa ação na sua loja. Ficou curioso? Então, acompanhe este artigo até o final e conheça o nosso guia prático para conquistar de vez os seus clientes e fidelizá-los à sua marca. 
Vamos lá? 

Como conquistar e fidelizar seus clientes com brindes? 

Acredito que, em um primeiro momento você pode pensar: Mas o que posso oferecer como brinde?  
Às vezes o seu cliente não precisa de nada mais, nada menos, que uma oportunidade de ser reconhecido, como por exemplo, o grupo O Boticário, que criou uma forma incrível de prospectar clientes e fidelizá-los. 
Eles abriram um Clube no site oficial, porém, o cliente também pode se cadastrar diretamente na hora do pagamento, no caixa, e a cada compra o cliente acumula pontos para trocar por descontos em sua próxima compra. 
Além disso, uma vez ou outra, eles lançam produtos com amostras grátis, e para recebê-la, é necessário realizar um cadastro no site e retirar na loja. 
Ou seja, além de ter os dados dos clientes que gostam de produtos de beleza, eles levam os clientes até a loja deles, criando uma ótima oportunidade para vender mais. 
Não é incrível? 
Outro grande exemplo é a Casa e Vídeo que, constantemente, lançam uma promoção em suas redes sociais onde os primeiros que comentarem levam um determinado produto por um preço incrível. 
Ou seja, além de tirar produtos encalhados do estoque com essa promoção, eles movimentam as redes sociais de forma inteligente e saudável para a empresa, chamando mais atenção para a marca. 
Essa estratégia é sensacional, não é mesmo? 

Como usar a estratégia de brindes na minha loja? 

Acredito que você já está curioso para saber como usar essa estratégia na sua loja, mas antes, vamos entender como isso pode ser benéfico para as suas vendas, certo? 
Quando você percebe que as vendas não estão indo bem e que a sua loja está a cada dia mais vazia, aquele famoso medo de dar tudo errado pode querer te dominar.  
E, talvez, o medo de apostar em estratégias pode reter sua criatividade para passar por este momento. Por isso, o ideal é sempre ter ajuda de um profissional de contabilidade. 
Pois, com ele, você dará os seus passos pautados em análises concretas do seu financeiro. Sem medo de dar errado. 
Bom, agora que você já entendeu como realizar essa análise junto ao seu contador, pense como um cliente. Ou seja, o que poderia ser atrativo para o seu cliente ao ponto de fidelizá-lo? 
Pois bem, antes de iniciarmos nosso GUIA PRÁTICO,  veja este vídeo sobre como conquistar seus clientes e fidelizá-los sem sair no prejuízo, assista abaixo:

Agora que você já entendeu como funciona, vamos ao passo a passo. Confira! 

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PASSO A PASSO: Brindes para fidelizar e conquistar clientes 

Separamos 10 tipos de brindes que podem conquistar e fidelizar seus clientes sem que você saia no prejuízo. Vamos conferir? 

Cadastro para sorteio. 

Pense em uma promoção que só é válida a partir de determinado valor de compras. 
Ex: Compre R$200,00 em nossa loja e participe do sorteio de final de ano. 
Atenção: Ao realizar um sorteio é imprescindível que seja feito na presença de testemunhas, seja online ou de forma presencial e, dependendo da modalidade, deverá obter autorização de órgãos governamentais para realizá-lo, não importando os valores ou itens que serão sorteados.
O cadastro dos clientes poderá trazer benefícios nas vendas da loja, pois com os dados dos clientes, você consegue mensurar qual é o seu público-alvo, qual é a idade, localidade e etc. 
Além de poder entrar em contato, sempre que necessário, com moderação, para informar sobre as promoções da loja. Mas para isso, escolha datas interessantes, como início do mês, datas comemorativas, entre outras. 

Compre uma, leve outra. 

Aqui você consegue colocar aquela peça que está presa no estoque para fora com inteligência. Sabe aquela peça de roupa que está pegando poeira e não sai do seu estoque? É hora de colocá-la em ação. 
Você já ouviu falar na estratégia de grandes marcas de roupas como Riachuelo, C&A e Marisa?
O compre um e leve outro é uma ótima forma de chamar os clientes e, claro, fidelizá-los. 
Afinal, quem não gosta desse tipo de promoção, não é mesmo?  Os seus clientes sairão satisfeitos e recomendarão a sua loja para diversas pessoas. 
Nas redes sociais, o compre uma e leve outra faz muito sucesso, e uma campanha de vendas bem engajada poderá render muito mais vendas do que você imagina para o seu estabelecimento. 
Além dessa estratégia, também é possível incentivá-los a comprar determinado valor. Como, por exemplo, nas compras acima de R$200,00 em que a peça de menor valor é grátis. 

Brindes personalizados 

Tenho certeza que, se você procurar por algo personalizado dentro da sua casa, você vai encontrar. 
Seja uma caneta, um calendário, um chaveiro, um bloquinho ou tantas outras coisas… Algo personalizado sempre ganha destaque, e é por isso que se torna uma forma de fidelizar os seus clientes. 
Aproveite as épocas de festividades para oferecer algum brinde personalizado ao seu cliente. Além de criar um relacionamento com ele, você terá pouquíssimo custo e terá o nome da sua loja espalhado em todos os cantos. 
Isso vale muito mais a pena do que os famosos folhetos e cartões de visita, não é mesmo? 
Mas é claro, sempre consulte o seu orçamento junto ao profissional de contabilidade da sua empresa. 

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Promoções 

Com certeza as promoções não podem ficar de fora. Mesmo que não sejam sempre a sua carta na manga, certo? Até mesmo pelo motivo dos seus clientes serem surpreendidos vez ou outra. 
Então, quando realizar a chamada “promoção de ponta de estoque”, não necessariamente você precisa informar que se trata de uma ponta de estoque. 
Chame os vendedores, vistam um manequim com a roupa que entrará em promoção de forma estilosa, bem pensada. 
Depois sugira um tema para aquela promoção. Um bom exemplo aqui é o realizado pelos Supermercados Guanabara, com a sua famosa “Semana da beleza” e tantas outras promoções. 
E que tal vincular a promoção de ponta de estoque ao aniversário da loja, ou datas comemorativas, como por exemplo: Semana da Independência ou Semana da Primavera?
Chame a atenção do cliente, decore a loja com bolas, fitilhos, escreva cartazes sobre a superpromoção comemorativa e convença-o de que é o momento certo para comprar. 

Parcerias 

Existem muitas pessoas que precisam de parcerias para iniciar os seus trabalhos, e o seu negócio pode impulsioná-lo indiretamente. Neste caso, a parceria torna-se um atrativo para os seus clientes e uma grande possibilidade de ajudar o próximo. 
Aqui, podemos citar uma infinidade de colaboradores que possam aceitar parceiras, mas vamos focar em algo que caiba dentro do seu perfil comercial. 

Descontos exclusivos com parceiros 

Se a sua loja é de roupas, faça parceria com uma loja de sapatos, crie um vínculo de descontos entre as lojas. 
Monte um manequim por completo com as suas roupas, os sapatos da parceria, os acessórios de outra parceria, os óculos de outra parceria e etc. São infinitas possibilidades para você realizar uma parceria com diversas lojas. 
E basta anunciar, como por exemplo, comprando aqui você ganha desconto na loja de sapatos e comprando na loja de sapatos, o cliente ganha uma porcentagem de desconto na loja de roupas.
Assim como o produto do parceiro estará na sua vitrine, o seu melhor produto estará na vitrine dele, e todos serão divulgados. 
Isso não é interessante? Converse com os comerciantes que estão à sua volta, ou nas suas redes sociais, e conheça mais sobre cada um deles. Essa parceria pode aumentar os seus ganhos e não te custar nada. 

Parceria com prestadores de serviços 

Público feminino – Se a sua loja vende roupas femininas, uma parceria com um buffet ou com profissionais de decoração de festas pode fazer muito sucesso. 
Como por exemplo: Dia da mulher – Com uma mesa decorada e preparada para as mulheres, onde o prestador de serviço poderá deixar seus cartões de visita e demonstrar seu trabalho e as suas clientes seriam recepcionadas em sua loja de forma delicada e acolhedora. 

Parceiras virtuais 

Falar de uma loja que venda produtos diferentes do seu, como por exemplo, acessórios, e ter o banner da sua loja exposto também na rede social de outra loja pode aumentar o fluxo de novos clientes e fidelizar clientes antigos que desejam ver uma novidade nas suas redes sociais. 
É comum que esse tipo de troca chame atenção das pessoas, elas serão surpreendidas com outro tipo de abordagem. 
Não que o seu perfil necessariamente precise mudar, mas realizar parcerias que combinam com a sua proposta de vendas pode gerar muito mais retorno do que você imagina. 

Outros profissionais que podem aceitar parceria são: 

Fotógrafos – Umas das redes sociais que mais auxiliam nas vendas de roupas é o Instagram, e ter boas fotos podem ajudar muito nas suas vendas. Fotógrafos e modelos iniciantes costumam aceitar parcerias, e você pode até mesmo lançar um concurso para uma representante oficial da sua loja. 
Maquiadores – Muitos maquiadores profissionais apostam nas visitas aos clientes para ensiná-los a realizar uma bela maquiagem. Apostar em um dia em que a sua cliente poderá sair da sua loja já maquiada seria uma grande alternativa. 
Animadores de festas – Personagens vivos que animam a entrada da sua loja. Muitos profissionais que estão iniciando carreira aceitam parceria para prospectar clientes. 
Aposte em unir forças, isso faz toda a diferença! 

Cupom de desconto 

Assim como no exemplo citado no início deste artigo, você pode utilizar as redes sociais da sua loja a fim de proporcionar divertimento e interação com os seus clientes e futuros clientes. 
Lance uma brincadeira, charadas, comentários ou algo do tipo que poderá fazer com que os seus clientes comentem, e quem acertar, ganha um desconto especial na loja. 
Neste caso, aposte em oferecer a mercadoria a preço de custo. 
Assim, os seus clientes farão uma interação com a loja nas redes sociais, colocando-a em evidência, aumentando sua visibilidade e fluxo de atendimento. 
Muitas das alternativas citadas acima não requerem tantos esforços e, com a ajuda do seu contador, é possível realizá-las sem que o seu orçamento venha sofrer. 
Mas lembre-se que determinadas modalidades de sorteios e concursos precisam de autorização governamental para que aconteçam em conformidade com a legislação.
Então, ressaltamos que, antes de realizar distribuição de prêmios de maneira gratuita, é importante ler normativos como a Lei 5.768, de 20 de dezembro de 1971 e evitar dores de cabeça no futuro.

Com isto, a Marques Contabilidade pode te ajudar! 

Estamos a mais de 35 anos atuando no ramo de contabilidade para comércios e confecções. Somamos ao seu negócio como verdadeiros parceiros rumo à sua trajetória de sucesso. 
Conosco, você terá relatórios e dados concretos para apoiar-se em suas tomadas de decisões. Além disso, estamos constantemente atualizados, para evitar que a sua empresa sofra com os imprevistos sem precedentes. 
Acompanhamos desde os seus primeiros passos à sua incrível jornada de ascensão. 
Por isso, colocamos à sua disposição, neste exato momento, um dos nossos especialistas em contabilidade para confecção, a fim de tirar as suas dúvidas sem compromisso. 
E com isso, aumentar as possibilidades do seu negócio ser ainda melhor e maior. 
Vamos lá? Clique aqui e fale conosco, temos certeza que podemos ajudá-lo a conquistar seus objetivos de forma assertiva. 
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